5ª Caminhada pelo Autismo é realizada na Praia dos Cavaleiros
2 mins read

5ª Caminhada pelo Autismo é realizada na Praia dos Cavaleiros

Compartilhe:

A 5ª Caminhada pelo Autismo, organizada pela Associação Motivados pelo Autismo (Mopam), com o apoio da Prefeitura de Macaé, movimentou a Praia dos Cavaleiros, na manhã deste domingo (7). Com atrações, como palhaços, perna de pau, personagens infantis e pintura facial, o evento teve a finalidade de informar e sensibilizar a sociedade sobre o transtorno.

A programação foi para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril. A presidente do Mopam, Lúcia Aglada, conta que ainda há muita desinformação e preconceito em relação ao assunto.

“No evento deste domingo (7) contamos com a participação de parceiros, familiares e simpatizantes da causa. Temos que mostrar nossas crianças para a sociedade e acolhê-las. Queremos menos julgamento e mais empatia”, ressaltou.

A dona de casa Flaviane Arêas, levou sua filha, Maria Eduarda Arêas para participar da caminhada. Ela afirma que ainda existem muitas pessoas que ignoram o assunto.

“Quando minha filha nasceu desconfiei que havia algo de diferente. Depois de ir a vários especialistas, ela foi diagnosticada com Autismo, quando tinha 1 ano e seis meses de vida. Apesar de não fazer parte da Mopam, fiz questão de participar e levantar a bandeira da causa e conscientizar mais as pessoas”, contou.

O encontro também teve a finalidade acolher as famílias de pessoas recém-diagnosticadas, desconstruir o conceito leigo que a população possui em relação às pessoas com TEA, mostrando que não são incapazes, mas sim, que possuem uma forma diferente de ver e viver no mundo, além de buscar reforçar a luta contra a prática do preconceito e bullying e, ainda, fazer valer os direitos previstos em legislação própria.


Os transtornos do espectro autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: maior ou menor limitação na comunicação seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados e repetitivos.

Mopam – A Associação Motivados pelo Autismo de Macaé consiste em uma organização sem fins lucrativos e, desde 2017, desempenha no município atividades de apoio, orientação e acolhimento de famílias com pessoas com transtorno do espectro autista, assim como na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Deixe um comentário