Prefeitura lança Selo de Qualidade da Higiene de Alimentos
O Selo de Qualidade da Higiene ABC foi lançado em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Donos de bares e restaurantes, nutricionistas e outros profissionais e estudantes de áreas afins participaram do evento junto com representantes das secretarias envolvidas. Neste momento, serão selecionados os estabelecimentos interessados em participar voluntariamente dos testes de conformação da categorização.
Serão avaliados os estabelecimentos de tipos de serviço de alimentação definidos com base na Classificação Nacional de Atividade Econômica (Cnae): restaurantes e similares; bares e outros especializados em servir bebidas; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. O selo de qualidade da higiene terá as classificações A (cinco estrelas), B (quatro estrelas) e C (três estrelas) e faz parte do Programa Alimento Seguro implementado pelo município.
O coordenador especial de Vigilância Sanitária do município, Ricardo Salgado, abriu o evento e explicou os impactos que virão com o selo, como a transparência e a informação ao consumidor que ficará ciente da qualidade sanitária dos estabelecimentos. O selo será afixado na porta do estabelecimento que participar do projeto pioneiro.
“É um passo adiante no modelo de Licenciamento e Regulação Sanitária dos serviços de alimentação, pois refina a transparência e a informação sobre a qualidade sanitária dos estabelecimentos e envolve um ator essencial: o consumidor”, destacou Salgado.
A secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, destacou o trabalho diferenciado que a Vigilância Sanitária de Macaé já realiza. “O lançamento deste selo só reforça que o município está focado nas novas iniciativas para oferecermos sempre o melhor à população”, disse ela.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, falou da nova agenda econômica do município conectada entre os principais setores. “Trabalhamos com respeito a todas as categorias que produzem e que fazem este município acontecer. Fomentamos a economia com iniciativas como esta, que é fundamental para tornar Macaé ainda melhor”, avaliou.
Para o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, “servir alimentos com qualidade nos bares e restaurantes da cidade é fundamental para a saúde da população e o desenvolvimento da cidade. E isto só se faz com trabalho sério e respeito aos cidadãos que produzem e que consomem. Somos parceiros da nova agenda econômica do município”, enfatizou.
O presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, André Alcino, compôs a mesa de abertura do evento junto com os secretários. “Como Polo, o importante para a cidade é mostrar que trabalhamos para fazer o melhor. Agradecemos esta iniciativa porque entendemos que beneficia empresários e consumidores, que só andam juntos”, reforçou.
“Este projeto abre um leque de oportunidades para áreas afins que atuam diretamente nos estabelecimentos que comercializam alimentos. Acredito que será ótimo para o consumidor e também para nós”, disse Marina Gomes Santana, 24 anos, estudante de Nutrição.
Os próximos passos do cronograma serão o teste e a conformação, em outubro e novembro próximos, com aplicação da lista de avaliação para categorização dos serviços de alimentação tendo como base os critérios de risco e validação da lista de avaliação e do sistema de pontuação. Em novembro/dezembro haverá o lançamento da categorização dos serviços de alimentação com entrega das certificações aos estabelecimentos participantes.